Os resultados foram distintos, mas a alegria é a mesma. Na manhã deste domingo, Audax e Comercial ficaram com os últimos acessos da Série A2 do Campeonato Paulista e se juntaram aos já garantidos Portuguesa e Rio Claro como os novos integrantes da elite estadual. São três velhos conhecidos (Portuguesa, Comercial e Rio Claro) e um caçula (Audax). A vaga inédita do Audax veio com uma vitória. O Bafo, por sua vez, subiu mesmo com uma derrota. Em comum, os dois contaram com tropeços de concorrentes diretos para fazer a festa.
Pelo Grupo 2, o Audax ficou com a segunda colocação da chave ao bater o RB Brasil em casa por 2 a 1 e ser beneficiado pela derrota do Guaratinguetá para o Rio Claro, por 3 a 2, no Vale do Paraíba. Com a combinação, o Audax chegou aos nove pontos, e o Guará estacionou nos sete. Os dois, aliás, traçaram caminhos opostos na segunda fase. O Audax virou o turno com três derrotas e depois teve 100% de aproveitamento. O Guaratinguetá, por sua vez, terminou invicto o primeiro turno, mas sofreu três derrotas consecutivas no momento decisivo. Rio Claro, líder com 13, e RB Brasil, lanterna com seis, completam a chave.
Já no Grupo 3, a vaga do Comercial saiu apenas no saldo de gols. Em Ribeirão Preto, o Bafo dependia apenas das próprias forças para subir, mas perdeu do Capivariano por 1 a 0. As equipes terminaram com sete pontos, mas o Comercial levou vantagem no saldo de gols (5 contra -1). Nesse critério, a goleada por 7 a 0 sobre a Portuguesa fez a diferença. O Bafo tem outro motivo para agradecer a Lusa, que bateu o Catanduvense por 4 a 1, no Canindé, neste domingo, e deixou a equipe de Catanduva com cinco pontos.
Se o Audax fará parte dos 20 melhores do estado pela primeira vez, Portuguesa, Comercial e Rio Claro já são velhos conhecidos. Lusa e Bafo voltam à elite após a queda no ano passado, enquanto o Rio Claro retorna depois de três anos. Os quatro substituem os rebaixados Mirassol, União Barbarense, São Caetano e Guarani.
Como foram campeões de seus respectivos grupos, Portuguesa e Rio Claro decidem o título da Série A2 em duas partidas. Por ter melhor campanha na somatória das fases, a Lusa tem o direito de fazer o duelo decisivo em casa e também joga pela igualdade na soma dos resultados.
Com os acessos e rebaixamentos definidos, a primeira divisão do Campeonato Paulista já tem os 20 integrantes definidos para 2014: Atlético Sorocaba, Audax, Botafogo, Bragantino, Comercial, Corinthians, Ituano, Linense, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Paulista, Penapolense, Ponte Preta, Portuguesa, Rio Claro, Santos, São Bernardo, São Paulo e XV de Piracicaba.
Veja resultados da 6ª e decisiva rodada da 2ª fase da Série A:
Guaratinguetá 2 x 3 Rio Claro
Audax 2 x 1 RB Brasil
Comercial 0 x 1 Capivariano
Portuguesa 4 x 1 Catanduvense
Nenhum comentário:
Postar um comentário